sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A circuncisão que agrada a Deus

Deus quer uma " Igreja Circuncidada "
Antes de entrarmos no mérito da questão relacionado a igreja veremos os seguintes aspectos:
  • A circuncisão - o que é
  • A circuncisão Israelita - O Pacto
  • A circuncisão da Igreja
A circuncisão

A circuncisão é uma operação cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, prega cutânea que recobre a glande do pênis. Depois do corte do cordão umbilical – a onfalotomia – a circuncisão talvez seja o mais antigo tipo de cirurgia. O termo circuncisão deriva da junção de 2 palavras latinas, circum e cisióne, e significa Literalmente "cortar ao redor"
Comentário: Até os dias atuais alguns povos por questões religiosas, mantém a circuncisão. Apesar de muitas controvérsias e discussões, esta prática tem trazido benefícios para a saúde tanto do homem como da mulher. Existe a circuncisão total, como esta na foto ao lado, em que é retirada toda a pele em volta da glande, e existe a circuncisão parcial, onde retira-se somente uma parte do prepúcio, podendo ser coberta parcialmente a glande.


Circuncisão Israelita - O Pacto


Para os judeus, a circuncisão é um dos mais importantes dos seus 613 mandamentos. Era um rito de iniciação na família de Yahweh, representadas em Abraão, para que o indivíduo participasse dos privilégios e promessas contidas no concerto,(ou pacto) celebrado por Yahweh. Foi instituído por Yahweh como rito da religião judaica, e aplicado primeiramente a Abraão e todos os de sua casa, quer adquirido por compra ou não.  
O tempo próprio para esta operação ritual era o oitavo dia depois do nascimento do menino, compreendendo, ainda, os escravos (Gên 17.12,13). Entretanto, os nascidos antes da instituição deste rito, 
podiam ser circuncidados em qualquer época de sua idade. É o caso, por exemplo, de Abraão e Ismael, o primeiro circuncidado aos 99 anos, e o último aos 13 anos (Gên 17.11-27).
Jesus Cristo foi circuncidado ao oitavo dia (Lucas 2:21).


Texto bíblico de referência:
Genesis 17: 7-14


E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.
Comentário: A lei traz a circuncisão como atitude de quem aceita o pacto feito com Deus através de Abraão. Todos aqueles que participam das bençãos de Israel deveriam passar pela circuncisão.

A Circuncisão da Igreja

A igreja foi chamada para uma circuncisão, para uma pacto, uma aliança com Deus através da fé. E assim como ocorreu com Israel naquele tempo, todos aqueles que entrarem pelo crivo da graça devem também circuncidar-se.
Semelhante ao modo israelita toda circuncisão provoca dor, é uma perda, é um "sacrifício" em prol de algo maior. O povo que decide converter sua vida a Cristo tem que abdicar de uma parte que valorizava, não exatamente ao oitavo dia, mas desde o primeiro momento em que enxerga a poderosa graça que há em seu amor. A igreja foi chamada para ser uma nova criatura (2 Coríntios 5:17), a ter um novo coração, a mudar de vida!  igreja foi chamada para circuncidar a sua carne e fazer a vontade do Espírito do Senhor. Veja o texto:
=> Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
*****
O texto não fala meramente de descendência judaica, nem de questões de promessas físicas, mas faz menção a um novo pacto, e neste novo pacto não existe o rompimento da pele física, mas sim o rompimento do coração, tem que ter a mudança de vida! E este pacto aconteceu quando Deus mostrou o seu amor por nós na Cruz, através de seu filho. Portanto, pra quem está em Cristo e nova criatura é de Deus, a lei da circuncisão não tem mais validade, como vemos abaixo Texto de referência: Gálatas 5:2,3,6,15,16
=> Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.
Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor.
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude 
alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.


Trazendo á luz das escrituras, circuncidar seu coração significa arrancar de sua vida ou fazer morrer todos os sentimentos e desejos que te afastam de Deus. Tirar sua vida meramente do mandamento da Lei Mosaica e começar a viver a Lei da Graça que é o Amor de Deus. Deus quer ver nascer um homem e uma mulher novos nessa circuncisão, pessoas que buscam o caráter de Cristo. Para isto o velho homem e seus desejos devem ser mortificados pela FÉ, para que um novo homem baseado em Cristo nasça, e vá crescendo de dia em dia, alimentando-se  da poderosa graça de Deus. Este novo homem deve viver o texto: COLOSSENSES 3


=> Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, 
que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.


Tem muito mais coisas para falarmos acerca da circuncisão e do novo homem, mas coloco este trecho apenas para que possamos ver gradativamente outros ítens com mais ênfase.


A todos os povos
SHALOM ADONAI


bibliografia:
www.bibliaonline.com.br
www.wikipedia.com

2 comentários:

  1. Amei esta postagem, parabéns Cesar por esta iniciativa, assim, muitos que não sabiam acerca deste importante ensinamento... terão a oportunidade, de, através do teu blog terem a privilégio de aprender muito.
    Que a PAZ do SENHOR esteja contigo sempre!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! ja sabia desse ensinamento, mas... como tudo que tens postado, me faz lembrar do que estava esquecido. É como se meu sangue voltasse a circular. Energia! algo parecido. Reanima minha FÉ.
    Que o Senhor continue te abençoando em todos os aspectos da sua vida.

    ResponderExcluir